Fisio e Terapia Integradas

Cromopuntura

É o uso da energia das sete cores principais (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta) e as quatro cores mistas (turquesa, verde claro, púrpura e cor de rosa) para a harmonização e equilíbrio do paciente. É um método global muito eficaz desenvolvido por Peter Mandel, médico naturopata há mais de 40 anos na Alemanha. Para os chineses, a cor é o que define a existência das coisas para nossos olhos, nossa primeira porta para o mundo Os egípcios, por sua vez, possuíam templos de cura baseados no uso da luz solar, associados a complementos coloridos, e banhos de sol de acordo ao estado da pessoa e às estações do ano.

Os babilônios já conheciam a propagação retilínea da luz, mas coube à Escola de Platão teorizar o conhecimento herdado, possibilitando a descoberta da igualdade dos ângulos de incidência e de reflexão, criando a base da óptica geométrica que impulsionaria todo o campo do conhecimento dos dados visuais, durante mais de dois mil anos.

A técnica da cromoterapia consiste na aplicação de um feixe de luz com determinada cor sobre os pontos de acupuntura pelo uso de uma caneta de cobre com um cristal na ponta que estimula ou seda os pontos através da ressonância devido ao seu comprimento de onda. Cada cor tem um determinado comprimento de onda, justamente o que diferencia uma da outra. É usada uma cor específica para cada caso. A luz é realmente o meio por que as células se comunicam e esta na base de muitas funções do corpo e a luz irradiada do aparelho de cromopuntura entra em ressonância com as cores emitidas pelas células do nosso corpo, estabelecendo um tipo de comunicação intra-celular. Nosso corpo é formado por bilhões de células se comunicando initerruptamente. A doença é uma alteração nesta comunicação e a aplicação da cor certa restabelece a comunicação certa. Por exemplo: a cor azul propicia relaxamento, melhora o sistema imunológico, atua no tratamento do stress, etc. Então, é aplicada esta cor sobre o meridiano que esteja afetado por um destes problemas.

A cromopuntura ensina ou lembra as células do corpo a voltar a se comunicar harmoniosamente pela sua "linguagem" umas com as outras e a informação é transmitida através da pele, sem uso de agulhas, irradiando determinado ponto na pele com uma determinada cor restabelecendo o equilíbrio.

A cromoterapia também é indicada para tratar crianças ou adultos que não gostam de agulhas ou que tem medo. É um excelente recurso terapêutico. Distúrbios infantis como dores de barriga recorrentes, alergias, doenças na pele, dor de cabeça, dificuldades de concentração, enurese noturna, falta de apetite, insônia entre outros.

A sessão dura em média 30 minutos e pode ser integrada a qualquer outro tipo de tratamento, mas, de acordo com a necessidade de cada paciente para obter os melhores resultados.

image
image
image